segunda-feira, 14 de março de 2011

Dia Da Poesia - Blogagem Coletiva


Poesia

Poesia é a arte
de transformar
o belo em palavras
sentimentos em letras
unindo alfabetos
em torno
de uma imagem
que o poeta imagina
e transfere ao papel

O mundo precisa deles
dos poetas
dos loucos
dos que vêem poesia
no que não há

O mundo precisa deles
para trazer
a beleza
das coisas simples
travestidas de filós e rendas
tornando coisas banais
em nuvens de organdi


O olhar do poeta
nos faz olhar
para dentro
nos faz ver
o que não víamos
transmuta
transcende
transforma
transgride

Sem poesia
O que seria da vida?
Sem o apurar
das palavras
o que seria da língua?

Um poeta não precisa
fazer mais nada
Só poetar
Essa é sua
missão
sina
mensagem
tarefa

Mudar o mundo
através da beleza
que só eles vêem
e são capazes de mostrar
ao resto dos mortais...

Sentir
isso é o que a poesia nos ensina
e muito poucos
aprendem...


Esculturas de papel de Su Blackwell

24 comentários:

chica disse...

Linda poesia e precisamos dos poetas e de ver , saber vere poesia na vida!Tu és uma delas linda!beijos,chica

Lu Souza Brito disse...

Bom dia Glorinha,

Ainda bem que existem os poetas, com a sina de poetar, nos mostrar o belo através das palavras....e nos ensinar a sentir!
Lindo demais Glorinha.
Beijos
Lu

She disse...

Lindo, lindo, lindo, simplesmente LINDO!!! Adorei!
Beijo, beijo querida! ;)
She

Glorinha L de Lion disse...

Obrigada Chica...também preciso deles todos para me ajudar e enxergar o que não conseguimos ver, beijos,

Glorinha L de Lion disse...

Oi minha querida Lu, embora nem sempre sejamos capazes de aprender o que eles nos dizem, não é? Eles têm muito a ensinar a todos nós, sempre, beijos, obrigada por ter me convidado para fazermos juntas essa blogagem, está sendo um prazer!

Glorinha L de Lion disse...

Oi She, obrigada, beijos,

Élys disse...

Ser poeta é ver com a sensibilidade e você consegue ver de forma muito bonita.
Beijos.

☆Lu Cavichioli disse...

Ahhh que delicadeza as gravuras e as palavras em tom róseo, totalmente esculturadas na magia do ser poeta e da poesia como um corpo florido e totalmente desprovido de razão.

O poeta viaja em sua própria insanidade, buscando a essência da vida.

Linda participação, Glorinha querida!

Agradeço tua visita em meu bloguinho.
um beijo de afeto

lolipop disse...

Querida Glorinha...

Ao ler seu poema lembrei-me da cebola, da pedra de Drummond, dos olhos vagabundos...desta crónica lindissima de Rubem Alves...que vc deve conhecer...

http://www1.folha.uol.com.br/folha/sinapse/ult1063u947.shtml

Beijos, ternuras e todo o meu colo...

Unknown disse...

"A poesia é um fogo cuja chama faz arder o espírito de quem ama. "

Beijo meu.

Malu Machado disse...

Ah, achei o seu poema !

Bjs

orvalho do ceu disse...

Olá, Glorinha
Finalmente chego por aqui... com tanto pra apreciar no dia de hoje... fui aos poucos recolhendo e me recolhendo... o dia possibilita: faz friozinho aqui e chove fininho...
Valeu a iniciativa de vcs 3 em prool do bem da poesia...
Tenha uma noite poética, amiga.

Glorinha L de Lion disse...

Obrigada amigo Élys, vc sempre gentil, bjs,

Glorinha L de Lion disse...

Oi Lu, obrigada pelo lindo comentário. E viva a poesia e os poetas! beijos,

Glorinha L de Lion disse...

Oi Loli, amiga em forma de flor, já salvei a crônica e vou ler com calma depois. Obrigada minha querida. Grande beijo,

Glorinha L de Lion disse...

Manuel meu querido, receba meu beijo aí tb!

Glorinha L de Lion disse...

Que bom que achou Malu! bjs,

Glorinha L de Lion disse...

Realmente Rosélia, o dia de hj foi pleno de poesia, que a noite termine bem e repleta delas...Boa Noite! beijos,

Beth/Lilás disse...

Glorinha, ficou linda esta poesia intercalada com as imagens. show!
A poesia é isto tudo que você nos diz e acrescento que poderia ser sempre lida em voz alta e em reverência ao poeta.
Parabéns! Sou sua fã declarada, sabes disso e repito aqui para ficar gravado, poderás um dia estar junto aqueles que se consagraram no amor à poesia e letras.
beijocas

Jeferson Cardoso disse...

Querida Glorinha; farei uso das palavras de Rubem Alves: "É por isso que precisamos dos poetas. Pois são aqueles que tecem as suas palavras em volta do frágil fio que nos amarra sobre o abismo. Eles sabem que nos nossos corpos mora um adeus.”
Prazer em estar aqui!
“Para o legítimo sonhador não há sonho frustrado, mas sim sonho em curso” (Jefhcardoso)
Gostaria de lhe convidar para que comentasse o meu conto “Água benta bem gelada”. Ok?
Jefhcardoso do http://jefhcardoso.blogspot.com

Glorinha L de Lion disse...

Ah quem sou eu Betita pra figurar entre os grandes? apenas uma formiguinha que escreve razoavelmente bem, mas ainda muito longe dos deuses da escrita...Obrigada por seu incentivo, sei bem o quanto gosta do que escrevo...beijos,

Glorinha L de Lion disse...

Oi Jefh, obrigada pelo carinho e belas palavras. Vou sim, ler seu conto. Beijos,

Jeferson Cardoso disse...

Glorinha, prazer voltar aqui para lhe responder. É mesmo tudo lindo aqui! O poema, as fotos... tudo. Sabe, você sendo escritora e comentando da maneira como comentou em meu blog foi algo muito bom, pois isso me serve de incentivo. Sucesso!
Obrigado por sua atenção! Grande abraço!

Jefhcardoso

Glorinha L de Lion disse...

Segunda não é um ótimo dia pra poetar?
Vamos poetar comigo Al~e e transformar a blogosfera às segundas? Topas? beijão amigo do coração, obrigada pelo "linda e chic"...rsrs