terça-feira, 31 de agosto de 2010

O Segundo Livro: A Chave de Casa

Título: A Chave de Casa
Autora: Tatiana Salem Levy
Editora: Record
Páginas: 206

Há algum tempo eu queria ler esse livro. Já tinha ouvido falar muito bem dele e vi várias entrevistas com a jovem escritora Tatiana Salem Levy. O livro foi finalista do Prêmio Jabuti 2008 e recebeu o Prêmio São Paulo de Literatura 2008.
Como o livro trata de um tema muito importante para mim no momento, minha ancestralidade, achei que seria bom sugerí-lo para ser a segunda leitura do nosso Clube.
Eu adorei. Forma e conteúdo. Achei a escrita leve e ágil. Os capítulos curtos. No início, logo nas primeiras páginas fiquei um pouco perdida, mas logo depois entendi do que se tratava.
Não vou contar aqui, pois descobrir esse mistério faz parte do encanto do livro. Algumas de nós demoraram um pouco mais a perceber do que se tratava. Mas o cerne do livro é a chave que seu avô lhe dá para que ela volte à casa onde ele nasceu e viveu na Turquia. Essa viagem em busca de suas origens, permeada pelas perdas que sofreu recentemente, fazem do relato da jovem autora, uma mistura de sentimentos:  dor, amor, descobertas, reflexões e conscientizações acerca de sua vida.
É um relato forte e maduro de uma jovem mulher que partindo em busca do passado de sua família, encontra a si mesma.
Recomendadíssimo. Eu amei! Li em dois dias.

Tatiana Salem Levy - a autora


Um comentário:

Anônimo disse...

Puxa Glorinha, fiquei interessadíssima! Vou pedir pra minha mãe enviar esse pra mim.

Beijos