segunda-feira, 30 de agosto de 2010

O primeiro livro: O Clube do Filme

Título: Clube do Filme
Autor: David Gilmour
Tradução:: Luciano Trigo
Editora: Intrínseca - RJ
N°de páginas: 239
ISBN: 9788598078434

O livro conta a história verídica de um pai e um filho. Um pai preocupado com o futuro do filho. Um filho que não está preocupado com nada e odeia estudar.
David, preocupado com o filho que havia tomado bomba na escola e não gostava de estudar resolve propor ao filho a seguinte proposta: Ele o deixaria  sair da escola desde que eles fizessem um clube do filme. Este clube funcionaria da seguinte forma: Toda semana eles assistiriam três filmes a escolha do pai, e o resto do tempo o garoto poderia fazer o que quisesse, desde que não faltasse às sessões de cinema em casa.
A princípio o livro pode parecer pouco interessante, mas não é. O livro fala, não só de filmes, mas da relação entre pai e filho, fala de amor, de família, de reencontro consigo mesmo (no caso do pai) e de descoberta de si mesmo( no caso do filho). Fala de como é difícil para um pai se aproximar do filho que está se tornando homem, e de como é difícil para o jovem essa transição para a vida adulta.
O livro tem muita descrição dos filmes assistidos, então para quem gosta de filmes é um verdadeiro manual. Sem contar que no final do livro vem a lista dos filmes que eles assistiram como também é uma bela descrição de dois extremos, estar no começo da vida e ter que escolher o que vai fazer profissionalmente e estar na idade de parar para descansar e ter que recomeçar a vida profissional.
Achei linda a forma como a relação de pai e filho foi se fortalecendo filme após filme e de como o clube do filme fez tão bom trabalho com o pai, que talvez esperasse não ser afetado pelo programa.
Bom, em resumo, coloco o comentário do The New York Times, que está na contra capa do livro:

"É um relato sincero sobre como é difícil crescer, como é difícil ver alguém crescer e como no meio da raiva e da desordem de uma família não há nada tão bem-vindo quanto um filme".


David e Jesse - os personagens da vida real.



3 comentários:

Thaís leão disse...

Muito bom esse clubinho!!
Um dia eu vou!
Bjs!

pensandoemfamilia disse...

Parabéns por esta iniciativa e fico grata de poder usufruir virtualmente da dicas.
Este grupo é o exemplo vivo dos dons frutos deste espaço virtual.
bjs,

Nika disse...

Adorei o blog e como comentei com a Glorinha quero um clube desse tbm , tô tentando reunir o povo pra ler, amo livros, obrigada por divididr as dicas virtualmente conosco, já anotei mais um livro pra ler...
Bjs