quinta-feira, 2 de setembro de 2010

Filme: O Clube de Leitura de Jane Austen


Eu já pensava em fazer um clube de leitura aqui em casa há tempos.
Era uma maneira de reunir amigos, ler, discutir, trocar ideias, aprender mais com o olhar do outro sobre um mesmo tema.
Ao ver esse filme: O Clube de Leitura de Jane Austen, a vontade veio mais forte.
Pois o filme fala de um grupo de amigas que se reúnem ora em cafés, ora na casa de uma delas, para falarem de seu tema preferido: os livros de Jane Austen.
O filme é delicioso, pois através dos romances da escritora, vemos os fatos narrados no livro transpostos para a vida real, mostrando como os livros, quando bons, são atemporais e nos falam de sentimentos, fatos e realidades, sem importar a data em que foram escritos.
Com o tempo, outras pessoas vão aderindo ao clube, inclusive homens, e o que começou só com um grupo de mulheres, vai aumentando e arrebanhando mais e mais pessoas. Vai despertando até em quem não tinha o hábito de ler, o prazer pela leitura.
Eu recomendo, pois é um filme delicioso, sem grandes pretensões, mas que faz o tempo passar de maneira agradável, falando de sentimentos comuns a todos nós e que no fim, se resume a um só: A busca da felicidade.
Espero que gostem. E quem sabe se animam a fazer, vocês também, um clube de leitura com os amigos?

Elenco: Emily Blunt, Hugh Dancy, Maria Bello, Kevin Zegers, Maggie Grace, Amy Brenneman, Nancy Travis, Marc Blucas, Kathy Baker.
Direção: Robin Swicord
Gênero: Drama
Distribuidora: Columbia Pictures
Estreia: 25 de Janeiro de 2008
Sinopse: Hoje em dia, o interior da Califórnia pode estar bem distante da regência inglesa, mas algumas coisas nunca mudam. Nós continuamos um tanto preocupados com as complexidades do casamento, da amizade, relacionamentos românticos, posição e boas maneiras e muito mais assim como foi Jane Austen em meados de 1800.
O CLUBE DE LEITURA DE JANE AUSTEN revela a vida de um grupo de amigas nos tempos de hoje através do mordaz ponto de vista de sua heroína literária.

Seis membros do clube do livro, seis livros de Austen, seis histórias entrelaçadas durante seis meses no moderno e ocupado cenário de Sacramento, onde a cidade e o relaxado subúrbio encontram a beleza natural. Enquanto as histórias contemporâneas nunca tenham sido parecidas com as de Austen, as cinco personagens encontram semelhanças, prognósticos, sabedoria e conselhos sobre suas próprias trajetórias em meio as tão amadas narrativas de Austen.



http://www.cinepop.com.br/filmes/clubedeleituradejane.htm





3 comentários:

Beth, Glorinha, Cynthia disse...

Glorinha,
Depois que vi o filme é que me acendeu mais a vontade, apesar que você já tinha me falado sobre sua vontade e, realmente, o ato de ler um mesmo livro juntas e tecermos comentários sobre o mesmo, leva-nos também a boas reflexões, novas posições sobre algum pensamento, além do fato de reunir-nos, dando assim algumas horas para nós mesmas e exercitar o prazer e necessidade que toda mulher tem de conversar e rir juntas.
Tô certa?
bjs

Beth, Glorinha, Cynthia disse...

Hei! Quem fez o comentário acima fui eu - Beth Q.

Françoise disse...

Eta , que boa indicação para quem pretende começar nesta aventura. Sabem que estou fazendo planos né?

Lá em São José , eu e minhas amigas de prefeitura, nos reunimos as sextas feiras para discutirmos algum assunto ou estudarmos juntas algo que não entendemos ainda e que precisamos digerir para as formações que fazemos. Assim que chegar quero amadurecer a ideia do clube do livro para posteriormente propor à elas. Não quero algo solto, sem continuidade, por isso preciso planejar bem direitinho. Estou animada. Vamo que vamo.....
Vou assistir o filme.

Beijos