quinta-feira, 25 de novembro de 2010

Moleskines, Impressões e Ideias...

Atual sonho de consumo: moleskine pra anotar tudo o que vier à cabeça...
Esses são da Papel Craft com estampas da Farm...lindos, quero todos!

Anotar tudo, desenhar, colocar literalmente as ideias no papel...
E esses de bolinhas? Amo polka dots!
Quero todos esses também.
E pra quando viajar, colocar todas as impressões de viagem...claro que não tão bem assim...

sexta-feira, 12 de novembro de 2010

Uma mala preciosa


Morar em lugares pobres, sem recursos, fica até meio difícill imaginar que ler possa ser algo interessante ou palpável para estas pessoas que precisam trabalhar o dia todo e que quando chegam cansadas e com seus compromissos caseiros ainda por resolver, tenham ânimo para deslocar-se até uma Biblioteca comunitária, ainda por cima se esta fica 120 metros no ponto mais alto do Morro da Cruz  em Porto Alegre.
Visitar as residências foi então o melhor tipo de comunicação para conquistar leitores e divulgar os eventos que acontecem pela comunidade. 

Jovens, como Maurício Alves por exemplo, levam até os moradores a própria biblioteca.
Foto: Edson Vara
E assim, conversando com um e outro foi descobrindo os gostos e perguntando o que gostam de fazer, sobre as coisas da vida de cada um,  e com isso  indica e leva pessoalmente os livros numa mala de viagem.

Ele conta que até quem diz que não é muito fã de leitura acaba ficando com alguns livros. "Por isso, é importante rechear as malas com muita variedade e não se deixar vencer pelo primeiro ‘não’", diz o rapaz. Com livros de receitas culinárias, ele já conquistou várias donas de casa, que agora também saboreiam as histórias escritas por autores consagrados, como Jorge Amado.

A visão social dele e de outros que trabalham neste lindo projeto é simplesmente grandiosa, louvável e tem semeado cultura de tal forma que hoje movimentam 1,2 mil empréstimos por mês com cinco malas circulando na área, com parte dos 5 mil títulos do acervo. 

Que idéia revolucionária!  Por isso estou trazendo para mostrar por aqui aos amigos, a fim de  que possamos diante de tão belo exemplo,  nos empenharmos também para fazer a nossa parte,  iluminando a vida dos que não conhecem ainda a revolução que a leitura pode fazer aos indivíduos.







*Fonte: Revista Nova Escola